sexta-feira, 22 de maio de 2020

Convite para participar em programa de TV

Como referi no post anterior, dei o meu testemunho no âmbito de uma iniciativa que relaciona disfunções na tiróide e infertilidade. A gravação do vídeo foi mais fácil do que imaginava. Acho que consegui seguir um fio condutor nas minhas respostas, sem me perder muito no conteúdo. A maior dificuldade foi sintetizar 26 anos de vida. Tentei não me esquecer de focar na questão do hipotiroidismo já que a infertilidade é o que tem dominado o meu percurso. Não houve cortes, foi tudo contínuo.
Recebi feedback muito positivo em relação à minha prestação. Por ter corrido bem e a história ter tocado a equipa de comunicação (conhecendo apenas uma pequena fração), a produção do Programa da Cristina tomou conhecimento e ficou sensibilizada com o pouco que soube. Convidaram-me para ir à SIC ou fazer um vídeo para ser transmitido no programa, se não me sentisse à vontade. Não aceitei, pois do que tenho visto, quando assisto a entrevistas relacionadas com infertilidade, é que os tempos dedicados são habitualmente muito curtos para a complexidade inerente. Não desvalorizo a divulgação do tema na televisão e louvo a coragem de quem está disponível para partilhar um bocadinho da sua história. Pessoalmente prefiro o meu espaço (blogue) para dizer o que vai dentro de mim, como se processam as coisas, porque não estou limitada nos carateres. A participação no vídeo para o dia mundial da tiróide fez sentido para mim, na medida em que se pretende alertar para a relação que pode existir entre as patologias da tiróide e a infertilidade. Muitas pessoas não estão cientes deste facto. Mantive, contudo, abertura junto da agência de comunicação, para colaborar, por via escrita, se surgir outro tipo de iniciativa.

Na próxima semana vou dar uma entrevista para o estudo "ETHICHO" sobre PMA e os embriões in vitro. No último trimestre do ano passado ficara combinado reunir-me com um dos investigadores, mas como andei muito tempo a fazer fisioterapia e tinha imensas consultas e exames, por vários problemas, a minha participação foi adiada. Entretanto veio a pandemia que condicionou a própria equipa de investigação. Ao invés de agora virem ao norte, a entrevista será feita através de Skype.

2 comentários:

  1. Depois partilha aqui as entrevistas... gostava de ouvir, se não te importares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho as versões editadas das três participantes. Na segunda-feira partilharei no blogue os vários sites onde podem ser vistos os testemunhos. Não vão ter aspeto de entrevista, porque as questões foram-nos colocadas de forma a, após edição, ficar um discurso mais ou menos contínuo. São vídeos curtinhos que funcionam mais como sensibilização para as patologias da tiróide na mulher. O meu testemunho original teve uma duração de aproximadamente 14 minutos e ficou reduzido a pouco mais de 3 minutos, sendo dado destaque à questão do hipotiroidismo. Ficou-se a perceber, no entanto, que sou daqueles casos a quem infertilidade bateu à porta.
      Tratei a versão completa do vídeo que a agência de comunicação usou, cortando os tempos em que eu não falava, pois estava com auriculares enquanto me eram colocadas as questões por Skype. Estou a pensar publicá-la aqui. Mesmo assim, continua a ser uma pequena amostra do meu percurso. Se fosse a um programa de televisão não seria diferente, daí preferir o blogue.

      Eliminar