sexta-feira, 4 de novembro de 2016

5 anos

Chegou o mês do quinto infeliz aniversário da maior frustração da minha vida. Não há dia em que a infertilidade esteja ausente dos meus pensamentos.

Depois de termos incorrido na oficialização de um pedido de ajuda médica, estava consciente da enorme dificuldade que teria pela frente. Infelizmente não estou surpreendida de estarmos a finalizar 2016 sem haver a concretização deste sonho. Não deixo, no entanto, de me sentir revoltada e mais uma vez vem à cabeça o inevitável PORQUÊ? Tem havido alguns progressos, admito... Nada disso é significativo, pois cada ciclo é diferente, um positivo que acabou mal não garante que a tentativa seguinte seja diferente de mais um fiasco.

Nestes 5 anos, do ponto de vista do acompanhamento médico realizaram-se os seguintes procedimentos:

- 6 intenções de coito programado recorrendo ao citrato de clomifeno (Dufine) em doses crescentes que chegaram aos 3 comprimidos. Não passaram mesmo de intenções, pois os ovários dormiram profundamente;
- 2 projetos de IIU que culminaram em cancelamentos;
- 1 FIV que resultou em Síndrome de Hiperestimulação Ovárica e 12 embriões;
- 1 TEC de 2 embriões negativa;
- 1 TEC de 2 embriões positiva que se ficou por uma gravidez bioquímica.

Tudo isto, que não é praticamente nada para 5 anos é fruto dos muitos tempos de espera a que o Serviço Nacional de Saúde sujeita os seus utentes. As políticas de natalidade que se apregoam são claramente insuficientes e exprimem uma antítese do que acontece ao nível das IVG.

Estou mais velha, reparei há dias que depois dos desenvolvimentos dos últimos meses tive um acréscimo considerável na quantidade de cabelo branco, continuo a dar colo apenas à minha menina de 4 patas, a minha motivação e confiança vão esmorecendo. O meu interior está amargurado, sinto cada vez mais dificuldade em conviver com os meus amigos de há anos e que torcem para que tudo dê certo, os meus pensamentos direcionam-se sempre para esta coisa maldita.

Um dos fatores que me faz levantar um pouco a cabeça a cada contratempo é saber que há casais que estão a travar lutas ainda mais duras que a minha e mesmo assim não desistem. Não quero pôr um ponto final nisto sem ter a consciência de que fiz tudo o que me era possível. Este não seria certamente o momento de o fazer apesar de me doer o coração pelas contrariedades que enfrentei. Tenho ainda cerca de um ano e 8 embriões para fazer um balanço decisivo. Não desejo de todo que esse dia chegue, pois será sinónimo de ainda mais sofrimento.

Não é altura de parabenizar, é mais de condolências.

5 comentários:

  1. Tem fé querida PL... pouco mais te posso dizer. Há coisas que definitivamente não controlamos... só nos resta ter fé e acreditar que algum dia irá correr bem.

    Beijinho grande e no lugar de condolências dou-te os parabéns pela forma como tens vivido esta infeliz caminhada

    ResponderEliminar
  2. Querida PL realmente a tua lista de procedimentos já tem vários itens e os anos vão passando... Provavelmente não é isto que queres ouvir, mas os resultados têm vindo a ser melhores. Não percas a esperança. Tenho a certeza que pelo menos um dos teus congeladinhos te vai dar muitas alegrias.
    Admiro a tua luta e a tua coragem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida pat, está luta na infertilidade é tramada.. temos de passar por imensos obstáculos para tentar concretizar o nosso sonho.. O sns infelizmente está longe de responder atempadamente a todos os casais inférteis, e o tempo vai passando..
    É um mês triste, mas pensa que Janeiro está aí à porta e abre-Se uma nova janela para a esperança entrar. Pensa em coisas boas, pensa que para o mês que vem é natal, e depois já será quase quase a alt ura de por um bebé na tua Barriga... um dia vai correr bem, um dia vais ser muito feliz, um dia que espero assistir e ficar feliz por ti. Mereces, é tenho a certeza que algo de grandioso está reservado para ti.
    P.s escrevo-te da sanita onde me encontro depois de meter uns malvados comprimidos para expulsar o que restava do saco da minha gravidez anembrionaria! Estou cheia se dores e a pensar no qual injusto é depois de passarmos por negativos e perdas gestacionais, ainda temos de gramar com dores insuportáveis!

    ResponderEliminar
  4. PL vim deixar-te um beijinho e desejar com toda a força que já consigas ver Janeiro como um pontinho de luz e agarrar-te a ele!
    A vida nunca é como queremos, como desejamos, temos 'só' de a saber gozar com o que ela nos dá e lutar sempre por dias melhores! Os teus estão a chegar, tenho a certeza! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  5. Eu quero acreditar que estás cada vez mais perto.
    Não é um caminho fácil, mas tenho a verteza que os teus futuros rebentos vão ter muito orgulho no teu percurso, na tua (vossa) coragem e determinação.
    Não estás sozinha, nós estamos contigo.
    Tenho a certeza que farás balanços mais positivos desta tua caminhada. Mas balanços são mesmo assim... confinados a um espaço e a um tempo.
    Acredita.
    Eu acredito em vocês.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar