segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Dia 4 - TEC 5

Mais um dia passou em que praticamente deu para esquecer que fiz uma transferência. É muito melhor enfrentar o período que antecede o beta se nos distrairmos o máximo possível. Salvo indicação contrária, não voltaria a repetir aqueles dias consecutivos de repouso no sossego do lar, em que a cabeça não faz mais que procurar sintomas, pensar no número de células dos embriões, ficar indecisa entre fazer ou não teste de gravidez. A meu ver, é um tremendo erro. Nem falo dos benefícios físicos da movimentação.

"O psicológico", muitas vezes empregue erradamente como substantivo, quando o que se pretende é falar da condição psicológica, tem uma fatia preponderante na forma como encaramos todos os processos associados ao tratamento da infertilidade. Não estou a ter apoio especializado nesse âmbito, nem tenho conhecimento no terreno que me permita dizer que o mesmo me traria benefícios. Acredito que haja quem lhe reconheça vantagens, assim como quem lhe seja averso por ideias pré-concebidas, como por experiências negativas ou ausência de melhorias. No meu caso, simplesmente não sinto necessidade.

De uma coisa tenho conhecimento de causa, isto não é pêra doce. É uma verdadeira provação que põe em causa toda a harmonia e estabilidade que procuramos. Abala relações, pode destruí-las ou torná-las mais coesas, mexe com a dinâmica do casal, as relações familiares, de amizade e até mesmo com o ambiente profissional. Ou seja, toda a esfera que circunda os agentes envolvidos é revirada e o Eu sente uma sobrecarga difícil de suportar, que pode piorar quando surge o insucesso. A infertilidade dói e é subestimada. É preciso mais sensibilidade para dar um real apoio àqueles corações que sangram de cada vez que tropeçam em mais uma pedra.

Fisicamente comigo está tudo igual, não há sinais de sangue. A minha revolta atenuou um bocadinho, talvez por ter escrito este post.

3 comentários:

  1. Pat venho aqui todos os dias para saber de ti e dos teus mini
    Por vezes não tenho coragem para te deixar uma palavra, não por não acreditar no teu positivo, mas para não me tornar chata e repetitiva.
    Continuo a ter fé e esperança que irás conseguir o teu sonho
    Que o teu anjo da guarda te proteja, , bolinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és chata nem repetitiva, de modo algum. Tenho plena convicção que os teus crocodilos vão ser uma enorme fonte de orgulho, pois és de uma grande nobreza de caráter e eles vão retribuí-lo.

      Obrigada por teres estabelecido "residência" neste espaço e transmitires sempre essa energia.

      Três beijinhos!

      Eliminar
    2. ������������

      Eliminar