segunda-feira, 22 de março de 2021

Cabelos brancos

Herdei do meu pai a tendência para o aparecimento de cabelo branco antes dos 30 anos. Tenho primas que, na casa dos 20, tinham mais de metade do seu cabelo em tom branco, mas camuflavam com tinta. No meu caso foi aos 28 que ele se começou a multiplicar nas têmporas e a espalhar-se uniformemente no resto da cabeça.
A primeira vez que mudei alguma coisa na cor do meu cabelo foi aos 19 anos e nos 11 que se sucederam fui variando. Gostava de fazer mudanças no tom e nos primeiros anos em que já povoavam alguns brancos ainda tinha paciência para mudar as cores. Entretanto fiz umas paragens durante uns anos, pintei mais uma outra vez para disfarçar, embora não me incomodasse verdadeiramente a existência desses risquinhos brancos na cabeça.

Com a realização dos tratamentos de forma mais intensiva decidi parar de pintar. Não queria sujeitar o meu corpo a uma absorção de químicos ainda maior do que aquela que já era necessária. Acho que há cabelos brancos lindíssimos e gostava que o meu envelhecimento me contemplasse com um caso desses. Até ao momento, considero que está a correr bem. Atualmente estão a aparecer-me pequenas madeixas, além daqueles múltiplos solitários distribuídos de forma equilibrada. A têmpora do lado direito é mais concentrada de branco enquanto há uns anos era a esquerda. Daqui a uma dúzia de anos devo ter mais cabelo branco do que a minha mãe.

Não encaro este fenómeno como algo negativo e não sei por que razão ter cabelo branco incomoda tanto. Sugerem-me por vezes que pinte o cabelo. Por que devo pintá-lo? Gosto de como ele está, não o deixo ficar estragado. O meu cabelo era muito menos saudável quando passava por descolorações, por exemplo. Se o meu bem estar físico não é afetado pela existência de cabelo branco e esta mudança não representa nada de negativo para mim, não vejo em que medida um pormenor estético na cor pode traduzir algo de benéfico. Toda a gente envelhece ou estou enganada? O estranho caso de Benjamin Button é mera ficção e o tempo não pára. Se o cabelo branco representa um ar descuidado, alguém que me explique bem o que isso significa.

1 comentário:

  1. Querida PL desde que nos sintamos bem, de nada interessa se o nosso cabelo está branco ou azul! O meu está a ficar muito branco para o meu gosto, no meu caso pai e mãe têm muitos cabelos brancos e eu não sou excepção. Confesso que é algo que me incomoda, mas por causa da pandemia tenho deixado andar! Aliás! Não sei há quantos meses não o corto sequer.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar