terça-feira, 13 de julho de 2021

Missão cumprida!

Último exame realizado e, se tiver tudo correr bem, daqui a dois anos termino o curso. 2020/2021 foi desafiante, menos entusiasmante do que esperava, muito por culpa da pandemia. Uma das iniciativas que me fez candidatar para aquela instituição em concreto ficou suspensa, pelo segundo ano consecutivo, devido a quê? Exato, ao vírus... Não acredito que o próximo ano letivo funcione plenamente em regime presencial, o que não me agrada.
A propósito de percurso escolar e académico, uma das coisas que me apoquentava quando ingenuamente pensava que um dia ia ser mãe era: que decisões tomar? O que iria valorizar? Não rejeitava nenhum modelo, nem descartava liminarmente o ensino doméstico, pelo contrário.
Aconteceram duas situações caricatas no exame que realizei esta manhã. A professora ficou muito surpreendida (pela negativa), mas a mim não me chocaram. São o reflexo do que sabia que iria chegar ao ensino superior, mais cedo ou mais tarde, e os professores universitários estão a aperceber-se disso. Uma vez ou outra partilhei com alguns professores como andam as coisas no ensino básico e secundário. Tenho reparado que há do lado deles desconhecimento daquilo que tem sido o ensino obrigatório, principalmente nos que já têm filhos adultos.

Conhecendo o sistema por dentro, apercebi-me da responsabilidade que iria ter em mãos quando chegasse a altura de tratar da integração da minha cria numa instituição de ensino. Posso dizer que a natureza foi generosa comigo ao poupar-me desse tipo de preocupação. Querem ver que esse é o sentido que ia encontrar para tudo ter corrido mal? Aliviar-me dessa ralação?

Agora algo que não tem nada a ver com o que escrevi.
Fui vacinada no dia 3 deste mês (num sábado). Até à quarta-feira que se seguiu tinha aquela dor no braço que me impossibilitava de deitar para o lado que foi picado. Exatamente uma semana depois, ao desviar o cabelo para trás, toquei na clavícula e senti dor. Tenho dois gânglios bastante aumentados, exatamente em cima do osso, no lado em que fui vacinada. Aconteceu-me algo idêntico com uma vacina da gripe, no entanto nesse caso foi logo no dia seguinte e apenas num gânglio. Nessa altura demorou cerca de um mês a normalizar. No dia seguinte a esta recente inflamação dos gânglios acordei com dor na articulação do ombro e ainda cá anda. Quando hoje conduzi para ir fazer o exame na universidade, incomodou bastante o cinto de segurança a tocar de forma persistente naquela zona. Se ao menos eles estivessem na depressão junto à clavícula, não me apercebia tanto, mas mesmo por cima do osso, não é muito agradável. A minha médica de família disse para estar atenta nas próximas duas semanas e, caso não diminuam, terei de fazer ecografia. Dia 31 faço a segunda dose, por isso terei de dilatar esse prazo.

3 comentários:

  1. Olá Pat,
    Continuo a vir lê-la com regularidade. Fico feliz por saber que, dentro das circunstâncias, está bem.
    Por curiosidade: estou também com um problema idêntico! Surgiram-me uns 'caroços' exatamente assim! E, já passei por algumas, mas se em saúde há coisa que me apoquenta profundamente são esse tipo de achados, marquei consulta que será nesta próxima semana.
    Fui vacinada no mesmo dia! Não me tinha ocorrido nem relacionado, mas agora que a leio confesso que consegui tranquilizar um pouco! É que, na minha cabeça, já estava a dramatizar!
    Obrigada. Continuação de boa caminhada.
    AP

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que a minha partilha lhe trouxe mais tranquilidade. Passou uma semana desde que me apercebi desta inflamação e eles continuam praticamente do mesmo tamanho, só não me doem tanto. No ombro já estou quase bem. No dia 31 faço a segunda dose, estou a contar que eles voltem a inflamar ou até outros deem sinal de vida. Se for do mesmo lado da picada e se estiverem móveis, é bom sinal. Dê notícias da evolução 🙂

    ResponderEliminar
  3. Espero que o exame venha com resultado esperado...
    Quanto à escolha de instituições de ensino é mesmo difícil e começa na creche ahahah é esperar que a escolha seja acertada.

    ResponderEliminar