domingo, 22 de maio de 2022

O corpo pós-PMA

Faltam 2 meses para ter completado 2 anos desde que terminei o entupimento medicamentoso que a PMA exigiu. Tomei ao longo dos anos milhares de comprimidos, maioritariamente hormonais, injetei quantidades consideráveis de hormonas e enoxaparina e, em prol dos filhos que não consegui trazer ao mundo, andei anos sem tomar estatinas para baixar o colesterol que não consigo controlar apenas com a alimentação. Sempre que iniciava um tratamento novo, via o meu corpo a transformar-se. Se fosse numa estimulação, por ter ovários completamente disfuncionais, além das dores, tinha de lidar com um aumento do volume mamário, ascite e o resto do corpo globalmente mais "insuflado". Após as punções a ascite resolvia-se, as mamas diminuíam um pouco mas ficavam sempre maiores do que antes e o resto permanecia como estava.

Com as TEC, poucos dias após iniciar as suas preparações, voltava o aumento generalizado de volume, principalmente no peito. 
Desde os primórdios das induções infrutíferas com Dufine até ao fim dos tratamentos houve um aumento de cerca 14 kg.

Estou a perder peso, ainda muito longe do patamar que queria atingir, que é bem abaixo daquele com que iniciei a luta, mas há um problema que persiste. Perco volume em todo o lado exceto nas glândulas mamárias. Os exames de despiste que tenho feito mostram que tenho pouco tecido adiposo na zona. Quando fazia tratamentos revivia os momentos da adolescência em que sentia que o peito desenvolvia de dia para dia, com medo de que tal não fosse parar.

Se já tinha dificuldade em encontrar vestuário com que me sentisse confortável, agora mais complicado se torna. Com a perda de peso acentua-se cada vez a assimetria, condicionando aquilo que posso vestir. A vertente estética relacionada com o assunto incomoda-me, mas o pior é atrapalhar o dia-a-dia e ter suportar as dores na coluna. Não ponho de parte fazer uma redução, tenho de amadurecer a ideia.  Se fosse possível, cedia de bom grado metade do que tenho a quem está insatisfeito. Felizmente vai havendo um pouco mais de consciência por parte dos fabricantes para a existência de mulheres que necessitam de copas superiores ao C. Revoltava-me ir a lojas e perceber que quase todos os soutiens comercializados estavam completamente recheados de espuma. Na marca a quem sou fiel atualmente visto o 85F.

A caminhada da infertilidade deixou marcas a vários níveis, todos os dias as sinto.

1 comentário:

  1. Já eu queixo-me do contrário!!!😐
    Tb trilhei esse duro caminho, embora que felizmente por um muito curto período, e a essa parte não me teria importado de ficar com essa marca. 😉
    Força Pat, espero que todos os objetivos continuem bem definidos e a concretizar-se. E que os seus estudos vão de 'vento em popa'. AP

    ResponderEliminar