domingo, 5 de novembro de 2017

6 anos

Em novembro de 2011 tomámos a decisão de enfrentar o fantasma da infertilidade que pairava à minha volta desde 1994. Partimos logo para o pedido de ajuda especializada. No meu caso seria perda de tempo ficar aquele período regulamentar nos chamados "treinos" infrutíferos antes de pensar em procurar soluções.
Vários cancelamentos, negativos, abortos e 12 embriões depois, eis-nos em vésperas de saber o resultado da última TEC possível para a FIV realizada há 1 ano e 9 meses.

Naquela altura ainda tinha 31 anos, daqui a uns dois meses completarei 38. Se há alturas em que me sinto muito próxima de concretizar o nosso sonho, noutros momentos parece que vejo a esperança a escapar por entre os dedos. Não tem sido nada fácil, é a maior dificuldade que tenho enfrentado na vida. A nossa rotina, o meu percurso profissional, muitas das escolhas que temos feito giram em torno dos tratamentos e da possibilidade de passarmos a ser mais moradores em casa. Quando se faz o balanço de todos os sacrifícios não se vê nada. Quer dizer, vê-se o desgaste provocado pela medicação, pela frustração, tudo aquilo de que se abdicou em prol de uma ideia.

Apesar de tudo, não me arrependo de ter embarcado nesta aventura. Aprendi há muito tempo que há coisas que não surgem de mão beijada, carecem de muita luta. A realidade é que nem sempre se conseguem alcançar. Se me perguntassem há 6 anos se achava que o processo ia ser mais fácil, eu tinha consciência de que ia dar muito trabalho e desilusões.

Passou mais de meia década e o meu colo está vazio.

5 comentários:

  1. Querida PL 6 anos é uma eternidade, é muito tempo nesta luta. Eu somo "apenas" dois e sinto-me exausta. Que difícil e ingrata é esta luta. Só quem passa por isto é que sabe, é que percebe. Tantas decisões, tantas coisas que ficam adiadas ou estão condicionadas pela infertilidade.
    Só desejo que esta seja a última TEC e que resulte numa gravidez de termo de bebés muito saudáveis. O que desejo para mim desejo para ti e para todas nós com toda a força. Está na altura destes nossos blogs de infertilidade passarem a baby blogs. Desejo de coração que este Novembro de 2017 seja o nosso Novembro ( mylittlefairytale incluida!) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pat, faço das palavras da Dream as minhas.
    Desejo a ambas que este Natal vos traga um menino Jesus no sapatinho
    Força e coragem para o dia B
    Beijinhos, bolinha

    ResponderEliminar
  3. Quando voltar de férias espero ver um beta assim bem chorudo para poderes acalmar o teu coração por uns tempos :)

    Vai ser desta PL :) Não pode correr sempre mal.

    Beijinho

    ResponderEliminar