sábado, 21 de abril de 2018

FIV 2 - Dia 2

Depois de passar os olhos pelo folheto informativo do Puregon percebi o motivo da prescrição do Cartia. Uma das possíveis complicações da Síndrome de Hiperestimulação Ovárica é a formação de coágulos que entram na corrente sanguínea. Obrigada, queridas médicas, estou-vos inteiramente grata!

A pica de ontem já me deixou ligeiramente marcada e hoje, milagrosamente não sangrei. Ainda é cedo para sentir alguma coisa diferente, daqui a uns dias não devo caber nas calças. Os vestidos vão ser os meus maiores aliados.

Comparando o meu corpo com a altura em que fiz a primeira FIV, estou num estado que apelido de "mais" em diversos aspetos: larga, pesada, cabelo branco, hirsutismo. Olho para mim e penso "ao ponto que chegaste!" Tenho uma parte muito relevante de culpa. Sinto-me desmotivada, revoltada. Quando o peso da infertilidade sair de cima dos meus ombros, nem vou acreditar. Estou presa há tanto tempo nisto, que acho que vou ter dificuldade em "descobrir-me" novamente. Preciso de dar um enorme suspiro de alívio por me livrar deste fardo.

Pode soar a ingratidão exprimir-me desta forma, quando estou a usufruir de uma oportunidade de dar um pontapé à infertilidade. Mas revolta-me ter de passar por algo tão contranatura; revolta-me ler diariamente notícias de atrocidades cometidas por progenitores que não sabem honrar o seu papel de pais; revolta-me ter de sofrer física e psicologicamente para tentar fintar uma doença malvada, sem ter garantias de que o vá conseguir; revolta-me ter perdido três filhos, como se alguém estivesse a fazer troça de mim; revolta-me saber que o sofrimento não terminou. Se calhar tudo isto não passa de egoísmo. Para finalizar, revolta-me a ambivalência que a infertilidade causa.

7 comentários:

  1. A infertilidade é uma seita! Mesmo com os esforços que vamos fazendo acaba-se por viver condicionada em muitos aspectos, mesmo muitos! Desde adiar começar depilação a laser até planear uma viagem e etc, muito etc! Já para não falar na questão emocional e da bipolaridade que é um dia esperança, outro desânimo, um dia tranquilo, noutro um caco! Não é fácil mas ainda assim a mim ainda me assusta mais o depois.
    Fico também muito perturbada com as notícias que vou lendo como é possível nada fazer sentido, estar tudo ao contrário ? Socorro! Muita força e um grande beijinho à enorme mulher que és

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este viver em função de uma utopia é o maior motor para estar convicta da minha decisão.

      Há tanto tempo que não tinha uma ideia tão clara. De certa maneira alivia a tortura.

      Um beijinho grande no teu coração.

      Eliminar
  2. Um beijinho Pat neste teu percurso e que o consigas até a punção da melhor forma possível. Apesar das condicionantes do serviço público a equipa do s. Joao tem o seu valor. Tive alta em 2015 de braços vazios pois não tínhamos indicação para dgpi e já tínhamos gasto o que era de direito ( 2 iuu, fiv sem fecundação e 3 icsi) mas dos sítios onde passei lá enfermeiras e recepcionista são mesmo impecáveis. Tb tive 3 abortos retidos e uma bioquímica, esperanças que se abriram e se tornaram pesadelos. Mas a vida é assim e tal como tu sinto que este percurso da infertilidade me tirou muito da vida pessoal. Acho que me tornei descuidada de mim, desinteressada e revoltada, não aprecio muitas vezes a pessoa que me tornei, e é tão difícil largar... tantas vezes disse que não queria mais e voltei a tentar... agora será a parte financeira a ditar a sentença. Fizemos PGS em Espanha com a monitorização da Dr. S do HSJ que me está a ajudar neste processo. 12 ovocitos, 8 fecundados e apenas 1 para biópsia ao 5º dia. Um grande investimento para 1. Depois da espera veio normal, mas sinto me de rastos. Vamos busca ló se tudo correr bem neste ciclo e a minha caminhada terminará aqui por todos os motivos e mais algum... se acontecer será a 10a transferência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas trabalham na medida daquilo que podem. Tenho pena que lá não apostem em projetos de investigação na área. Eu tinha uma ideia do HSJ de que era vanguardista e, de certa maneira é, por ser o único hospital público do país onde é feito o DGPI. O problema é quando chegam casos menos habituais como os nossos. Entristece-me vê-las a admitir que estão de mãos atadas. Se me fosse proposto ser um case study aceitava imediatamente. Estou ciente que não iria resolver o meu problema mas se pudesse contribuir para que outras mulheres não passassem pelo mesmo, não vejo motivo de recusa.

      Gosto de todos os elementos da equipa, até te digo mais, a diretora que muita gente acha intragável é a médica por quem sinto mais apreço, seguida da Dra SS. Quando andei nas consultas de infertilidade do HPH não fiquei bem impressionada.

      PGS está fora de questão para nós, por variados motivos. Imagino que o peso do resultado da biópsia esteja a ser dos momentos mais complicados que estás a atravessar. Sei exatamente o que deve estar a passar pela tua cabeça. Tens um percurso muito tortuoso e és outro exemplo da total injustiça que a vida consegue proporcionar.

      Desejo que o teu pequeno mantenha a força que já demonstrou ao aguentar a biópsia.

      Um beijinho muito grande!

      Eliminar
    2. Sim, concordo contigo infelizmente o HSJ funciona para casos simples, casos complicados não conseguem dar resposta. Mesmo situações menos simpáticas que lá passei inclusive diagnósticos errados, não hesitei em procurar a dra SS para me ajudar, por detrás daquela frieza e pouca simpatia está alguém que se preocupa é muito profissional e após 8 anos de nos conhecermos já fala mais nas consultas, mas sempre direta nas opiniões. Disse me o mesmo em relação aos corticoides... em relação aos meus sentimentos, vivo realmente momentos angustiantes, mas que de nada me serve, será o que tiver de ser e quanto a isso nada poderei fazer... são tantas as barreiras a ultrapassar que por vezes acho me senil de continuar... Tento agarrar-me a outros projetos que tenho em mente. Dias de altos e baixos, mas como sempre irei sobreviver, após muitas lágrimas. Estarei por aqui a acompanhar te e a desejar que algo diferente e bom aconteça nesta luta inglória. Um beijinho.

      Eliminar
  3. Querida Pat, não tenho conseguido vir aqui tantas vezes quantas queria.
    Desejo do coração que esta FIV seja a da bonança e a da felicidade. Digo to do coração
    Beijinho .bolinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolinha querida, a minha forcinha que tem andado sempre por cá :)

      A bonança e felicidade andarão por cá de qualquer forma, só é preciso reaprender a viver. Ao longo destes anos tenho andado num estado de latência, em que não me consigo definir muito bem. Será bom libertar o grito que tem andado aprisionado dentro de mim.

      Um beijinho muito grande para ti e os teus pequenos crocodilos **********

      Eliminar