domingo, 21 de maio de 2017

Dia 5 - TEC 4

Nada, nothing, niente, gar nitcht, rien... À exceção da dor da gastrite que me acordou às 6h da manhã.

Zero tensão mamária, zero fisgadas, zero enjoos provocados pelo Estrofem, zero sinais de sangue. Reina a nulidade o que, a meu ver, é normal para esta altura.

Este relatório diário das quatro TEC parece muito repetitivo mas é um alerta para quem procura, a todo o custo, um sinal que indique que algo se está a passar. Como se pode ver é muito mais frequente o padrão da ausência de "evidências" do que a sua presença. Aquilo que se verifica muitas vezes em fóruns é pessoas que se encontram na espera do beta, perguntarem a quem já passou pela experiência do positivo, quais os sintomas que detetaram. Essa ânsia de indícios provoca quase um efeito de hipocondria que não é mais que induzir o cérebro a produzir uma sensação que queremos que aconteça. Esse é o maior inconveniente dos dias que sucedem uma transferência, habitualmente considerado como a pior fase de um tratamento para a infertilidade.

Na minha perspetiva a espera pelo beta não é o pior. Há vários momentos que são igualmente enervantes, porque até ao instante em que um filho é finalmente posto nos braços, com saúde, há uma infinidade de vitórias a conquistar. O objetivo máximo não é o positivo, este pode vir a valer zero.

1 comentário:

  1. Exato! Quando engravidei da minha TEC senti apenas uma coisa, uns dias antes do dia do beta tive, durante a noite, umas cólicas horríveis. Acordaram me e pensei "lá vem o período" mas depois nada....2/3 dias depois tive beta positivo de 1143! Nunca mais esqueci este número. De resto nada de enjoos, tensão mamaria, nada. Vontade de ir mais vezes ao wc só mesmo no último trimestre. E sim, mesmo depois do positivo, cada dia, cada semana que passa são uma vitória, cada uma delas repleta de preocupações....eco morfológica, análises para as trissomias, hoje mexeu pouco etc...
    Só quando o tive nos meus braços é que relaxei um pouco.
    Depois cada fase traz novas preocupações lol isto de ser mãe é isso mesmo! Boa sorte!!!

    ResponderEliminar