domingo, 6 de maio de 2018

Balanço gelado

Hoje, dia da Mãe, recebi notícias.

O balanço final é de 4 mini-nós criopreservados ao terceiro dia, a iniciar a compactação. Segundo a bióloga são mesmo muito bons. Os restantes permaneceram em cultura até D5 mas não apresentaram qualidade suficiente para serem congelados. Os 4 resistentes destacaram-se, sem qualquer dúvida, em relação aos restantes 11. Perguntei o motivo de ser realizada microinjeção em alguns. Como viram o meu historial de insucesso, acharam que a ICSI poderia trazer benefícios na qualidade dos embriões, dado que na última vez resultaram todos de FIV. No quarteto há 2 mini-nós fruto da FIV (um classe A e outro classe B) e os outros 2 resultaram da ICSI e são classe A. Verificaram também que em relação ao resultado do espermograma que o meu marido realizou (há 5 anos), os valores atuais encontram-se no limite do necessário para que haja taxa de sucesso. A bióloga é da opinião que ainda não terá condicionado a fecundação.

Estou entusiasmada e preocupada ao mesmo tempo. Apesar da minha determinação em transferir um embrião de cada vez, penso sempre no que poderá acontecer ao proceder à descongelação. O fim está mesmo próximo e tenho de me mentalizar que pode ocorrer a situação de não haver sequer uma TEC daqui a uns 3 meses. No máximo, em aproximadamente um ano, termina este tormento. Doravante cada etapa pode ser a última oportunidade. É assustador perceber isso, por outro lado aproximo-me do ponto em que digo "acabou a tortura".

Aproveito muitas vezes o sossego da noite para pensar, pensar, pensar e hoje não foi exceção. Refleti sobre como será a dinâmica cá em casa, daqui a um ano. Imagino que poderão ser alteradas algumas coisas na casa que comprámos a pensar na possibilidade da nossa família alargar. À medida que os filmes vão passando há sempre uma vozinha irritante a dizer que sou uma parva, porque não vai ser preciso fazer nada. Que esta FIV/ICSI é só para me dar mais uma lição que eu não tenho direito a ser Mãe. Que andei a perder anos de sanidade mental e a transfigurar-me apenas por uma ideia. Que pensarei sempre em como seriam os filhos que perdi e questionarei se teria capacidade para os ajudar a serem íntegros e felizes. Que houve magia 28 vezes no ambiente estéril de um laboratório só para me magoar, porque não me era destinada a maternidade. Como odeio essa vozinha!

Perdoem-me mas não consigo pronunciar-me sobre a efeméride. É melindroso fazê-lo sem magoar alguém. Um conselho para quem está no mesmo barco que eu e queira que as horas passem a voar para que chegue o dia de amanhã: desliguem-se das redes sociais e dos meios de comunicação, em geral. Esqueçam este blogue por hoje.

7 comentários:

  1. Um beijinho, muito difícil o dia de ontem... muito difícil manter a esperança e calar s vozinha que nos atormenta a cabeça e todos os medos de nunca conseguirmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diri que tal correu a transferência?

      Eliminar
    2. O pequeno sobreviveu, mais uma etapa. E estou a colocar pensos de estradiol. Só passaram 3 dias e já estou na fase do desânimo. É muito difícil :( e toda a carga emocional ligada a este último tratamento está a acabar comigo. Mas será o que tiver de ser. Mas por momentos a cabeça começa a panicar em todas as outras transferências, as diferenças, os fracassos, os abortos e pq razão iria resultar a 10a? Tenho que me mentalizar que não serei mãe mas é muito difícil.

      Um beijinho e obrigada 🙏 por pensares em mim.
      E como estás? Já falta pouco para a eco... também deves estar num misto de emoções, um passinho de cada vez.

      Eliminar
  2. Mais uma etapa concluída :) agora é esperar pela transferência! Vai correr tudo bem :)

    Aproveita esta pausa para fortalecer o corpo e a mente! Se possível sem pensar “nisto” e aproveitando as coisas boas que esta primavera tem para oferecer :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Todas temos o direito de ser mães. Tu também serás.
    Eu sei que a tua caminhada está a ser extremamente difícil, mas um dia mais tarde irás perceber a razão de tudo isto. Beijinhos e força! Isabel

    ResponderEliminar
  4. Tenho que deixar um abraço fe fee foragco. Quem conhece a minha história sabe como foi difícil e na última transferência os sintomas eram os do maldito a chegar e tengt 2 crocodilos Lindos e saudáveis. Diri nada de desanimar.
    Força minha gente
    Pat, rezo pelos vossos mini
    Bolinha

    ResponderEliminar
  5. Um dia de cada vez... Força!

    MM

    ResponderEliminar