terça-feira, 1 de maio de 2018

Fecundação

Soube há pouco novidades acerca das pequeninas vidas que se geraram desde o inferno que passei ontem e que ainda está ativo.

Dos 28 oócitos maduros recolhidos, 5 foram microinjetados e os restantes deixados autonomamente a trabalhar juntamente com os espermatozóides do maridão. O balanço, para já, é de 15 mini-nós a lutarem para se manter firmes e saudáveis até ao 3° dia e serem posteriormente colocados no fresco do azoto. Estou feliz por haver embriões, no entanto a quantidade perdeu significado depois de tudo o que aconteceu.

Esta punção bateu a anterior no que diz respeito a sofrimento. O dia de ontem foi muito difícil. Além de toda a dor que invadiu o meu corpo desde as costelas à pélvis, estou pisada no maxilar, dos dois lados, nas extremidades próximas dos lóbulos das orelhas. Parece que fui esmurrada de cada lado. A cor da pele está normal, não há inchaço, mas mal toco lá, que dores! Durante parte da noite tive de manter o tórax elevado com uma almofada adicional, porque tinha dificuldade a respirar. Era difícil permanecer na vertical. Por três vezes tive vontade de espirrar. Felizmente as tentativas falharam, pois o ato de encher o peito de ar para expulsar os espirros deram para antever a violência que se ia gerar nas entranhas. Hoje estou ligeiramente melhor mas longe de me sentir em condições para fazer uma vida normal. Continuo de repouso na cama, quietinha, é onde me sinto melhor.

É dia de aniversário para mim e o meu marido. Só há pouco é que me lembrei disso. Há 9 anos não imaginava que fosse estar assim neste dia. Estou a sofrer, mais uma vez, para lá do limite do razoável, a pensar que muito provavelmente este sacrifício não vai ser compensado. Ando a penar há anos por uma ideia que se calhar não passará disso. Tratar a infertilidade para mim dói a todos os níveis.

3 comentários:

  1. Parabéns PL pelo aniversário. Somos várias a sofrer contigo. Por cá tb se trata a infertilidade desde alguns anos, pior ou melhor, não há razão ou explicação. Inseminações, FIV e nada, nem um atraso na menstruação para alimentar uma esperança. Um dia de cada vez... Beijinhos e que todo o sacrifício seja compensado, eu acredito que vai ser! Marisa

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo aniversário! No dia 30 fui eu que festejei as minhas bodas 🙂
    Muito força e que no meio destes 15 embriões esteja o vosso filhote ou filhotes 😉 beijinho

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo aniversário, PL. Há sempre razões para celebrar! Muita força e uma recuperação rápida.

    MM

    ResponderEliminar