quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nova temporada - TEC 4

Assim como numa série televisiva regresso à rotina. Não há muitas alterações no script, daqui a uns episódios vão integrar no elenco as personagens mini-nós 7 e 8.

Andei foragida dos teclados durante este interregno para me dedicar um pouco a... mim. Precisava desta licença, porque durante demasiado tempo deixei de lado o meu equilíbrio. Se em janeiro andava cheia de ideias, planos, suposições, dúvidas, decidi deixar tudo isso de parte e focar-me em me, myself and I. Tive de o fazer...

Estou grata por todo o feedback que recebi entretanto, lamento não ter respondido a ninguém. Nos próximos dias vou inteirar-me das novidades das mulheres maravilhosas que também fazem parte deste mundo estranho.

Agora vamos aos factos. Contactei o hospital para saber se tinha luz verde para recorrer ao meu velho amigo Provera. Após aprovação veio o primeiro dia de sangue vivo, liguei novamente para o piso 3 e assim agendei ecografia para o terceiro dia do "ciclo". A suposta data seria amanhã, contudo esta manhã fui brindada com uma chamada para perguntar se podia ser ainda hoje, porque amanhã vai reinar o caos na Medicina de Reprodução. O meu coração sorriu com a proposta e lá fui, feliz da vida, para o hospital. Finalmente ia esclarecer algumas dúvidas e dar início a esta nova temporada.

Quem fez a ecografia foi a diretora do serviço e a dita "reunião de equipa" referida no telefonema do famigerado dia 30 de janeiro deve ter sido a microconversa de aproximadamente 10 segundos, que aconteceu entre essa mesma médica e outra que entretanto foi à sala de ecografia. Eu estava de um lado do biombo a vestir-me e elas do outro lado, a trocar impressões.

Na consulta fui logo informada que poderia iniciar hoje os 2 comprimidos diários de Estrofem e o ácido fólico. Lembrei que há mais de um ano que não fazia controlo da TSH e T4, ela confirmou no computador e acabou por pedir novamente as análises às imunidades (toxoplasmose, ISTs). Enquanto a médica preenchia a nova folha para acrescentar ao processo verifiquei que ela estava a escrever que esta seria a terceira TEC. Corrigi-a e quando ela viu as folhas que estavam para trás, verificou que havia umas quantas erradas, porque alguém colocou que tinha feito uma transferência na FIV. Tal não aconteceu porque hiperestimulei, nunca fiz uma transferência a fresco. Quando caiu na realidade que esta é a quarta TEC foi ver se já tinha feito despiste às trombofilias. Disse então que, apenas de forma empírica e porque não faz mal nenhum, desta vez vou acrescentar o ácido acetilsalicílico, ou seja, Cartia. Comecei também hoje e daqui a pouco mais de uma semana, o meu organismo vai estar a receber 9 comprimidos diariamente.

Fiz há tempos uma estimativa da quantidade de comprimidos que tomo desde a preparação de uma TEC até ao dia do beta e são mais de 200. Entrando também o Cartia na fórmula, em pouco mais de 30 dias, é só fazer as contas... Se o resultado do beta for positivo, esta medicação manter-se-á até às 12 semanas de gravidez.

Esta ligeira alteração no protocolo deixou-me mais animada, era algo que já gostava de ter tentado na transferência anterior. Não é garantia de sucesso mas diminui um pouco a sensação de impotência.

Mencionei que como soube o resultado da TEC 3 por telefone, não tive relatório da mesma. Ela ficou admirada de não terem enviado pelo correio e algures no meu processo vagueava a folha que deveria ter sido expedida. Lá estava TEC nº 2 quando deveria ser 3 e ao lado da assinatura da profissional que o fez, uma gralha na data.

Questionei o que acontecerá na eventualidade de os 6 embriões que restam terem o mesmo destino dos anteriores. Pensei que ia ter alta, pelo número elevado de TECs sem resultado e pela idade tardia, mas afinal não! Está previsto ter oportunidade de fazer outra FIV e o melhor é que pode ser logo a seguir à última TEC, porque o critério de um ano de espera que usam é relativamente à data da última estimulação. Como tive um número anormal de embriões, na altura em que farei a derradeira transferência (caso necessite) já terão passado praticamente 2 anos desde a estimulação. Aquilo que eu pensava inicialmente era que consideravam a data da transferência mais recente, ou seja, só com 39 anos faria nova FIV. Eu e o meu marido já falávamos de tentar no privado caso fosse dada alta ao terminarem os embriões ou tivéssemos de aguardar outro ano até nova FIV. Com a quantidade de mini-nós que obtivemos teria gasto uma pequena fortuna entre criopreservações e transferências. Há muitos anos, ainda antes de haver uma decisão mútua de termos filhos, consegui juntar uma parcela destinada apenas a PMA que teria esgotado com a minha dúzia se o tratamento tivesse sido realizado no privado. Estávamos a deixar essa quantia reservada para nos dar suporte, nos primeiros tempos, no caso de virmos a ser bem sucedidos no HSJ. A notícia de hoje deixou-me mais confortada, porque significa que posso adiar a ida ao privado, uma vez que será tudo seguido.

Aproveitei a consulta para perguntar como vou identificar que entrei na menopausa. Se alguém deu de caras apenas com este post e não leu o que está atrás, deve pensar que é muito óbvio. Comigo não é assim, não funciono como a maioria das mulheres. Vou ter de me basear na idade média em que as mulheres portuguesas entram na menopausa, ou seja, 50 anos e nessa altura paro de tomar Provera durante uns 3 meses. A seguir faço análise à FSH e se esta tiver um valor aumentado, voilà, eis-me no fim do prazo de validade! Daqui a 13 anos debruço-me sobre isso.

O programa das festas prevê que volto ao hospital no dia 10 (espero não ser surpreendida pela greve) e estou a apontar a TEC para a semana de 15 a 19 de maio.

Mais uma voltinha, mais uma viagem...

8 comentários:

  1. Bem vinda de volta, PL. :)

    Que seja desta! Um beijinho.

    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina!

      Vamos ver os mini-nós 7 e 8 vão ficar por cá.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Fico feliz por sentir que estás cheia de energia para arrancar mais uma vez.
    Torço por ti do coração
    Força e coragem. Bolinha

    ResponderEliminar
  3. Só boas notícias!!�� Como sempre fico a torcer por ti!❤ vai patl e os mini nos!!����como diria o meu avô;sempre a pensar positivo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra e respetiva prole! A máxima do teu avô há-de funcionar!

      Um beijinho para os três!

      Eliminar
  4. Benvinda de volta PL!! :)

    Que boas as tuas notícias! Que se mantenham assim!! :)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar