quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A new beginning

Tivesse eu uma bola de cristal e as minhas previsões tinham um ar mais credível. O meu BFF Provera (usando linguagem dos teenagers) e os cálculos altamente complexos não falharam, mais uma vez. Previ que hoje seria o terceiro dia do ciclo, aquele em que iria fazer a ecografia que dava o mote para a preparação da TEC 3. Tenho pena que a minha capacidade preditiva fique apenas por aí...

Após uma caminhada abençoada pela chuva em direção ao hospital esperou-me uma relativamente rápida permanência no piso da Medicina de Reprodução, o que não é nada habitual.

Entrei na sala de ecografia, foi feita a pergunta rotineira da duração do meu ciclo, dei a resposta de sempre e fui para a marquesa incómoda. Enquanto as minhas entranhas eram escrutinadas e me apercebia, pela dor dos toques, que tenho ovários, pensava na palavra humanização. Porquê humanização? Porque há uma carência a esse nível nomeadamente quando põem a tocar a cassete do costume. Terei de fazer uma doação de esferográficas ao HSJ para que possam registar no meu processo que NÃO TENHO CICLOS ESPONTÂNEOS? Sempre que é dia de TEC temos de preencher um inquérito de satisfação no qual podemos fazer observações. Da primeira vez deixei esse campo em branco, se não estou enganada. Na segunda TEC já fiz sugestões. Na próxima farei certamente reparos a alguns pormenores que são repetitivos e desnecessários.

Na consulta subsequente foram prescritas as receitas necessárias. Comecei hoje 2 comprimidos de Estrofem e volto ao Acfol.

O momento que pensava que ia ser o clímax da consulta, o da entrega das análises relativas ao estudo de trombofilia resumiu-se a uma frase de estilo telegráfico, que é o registo habitual: "Está tudo bem". Confesso que estou apreensiva, vou dar o benefício da dúvida, por enquanto.

Dia 10 volto a fazer ecografia. A TEC já não deve coincidir com a data do meu aniversário, porque normalmente o Progeffik começa a ser administrado com 3 dias de antecedência. Poderá ser no dia seguinte ou na semana de 16 a 20 de janeiro. Não importa a data, o mais importante é que tudo dê certo.

Nota final: este cantinho cibernético surgiu em dezembro de 2015, pouco tempo antes de iniciar a FIV que ainda não teve final feliz. Posso dizer que de tudo o que foi acontecendo nestes 5 anos de luta contra a maléfica, este blogue tem sido como que uma mão que toca nos cabelos para transmitir alguma tranquilidade. Precisava libertar na forma de palavras aquilo que ia ficando aprisionado no meu interior. Fico imensamente grata ao perceber que o que partilho leva alguma paz de espírito às mentes que estão tão inquietas ou mais que a minha. Ainda não fui bafejada com a oportunidade de descrever um rumo diferente do insucesso contudo, quando escolhi o nome do blogue, fi-lo com a convicção de que isto vai dar a volta, só não sei quando. O caminho da infertilidade está a deixar-me mazelas. Não está a ser uma pedrinha no caminho, pelo contrário. É um colosso difícil de carregar neste interior cada vez mais inerte.

8 comentários:

  1. Não nos conhecemos, e eu acho que nunca deixei aqui nenhum comentário, mas de vez em quando venho acompanhar a sua viagem, na esperança de que haja boas notícias.

    Estou no início do meu percurso (quase a fazer 2 anos de tentativas, com duas IIUs pelo caminho e um diagnóstico de infertilidade inexplicada) e penso muitas vezes, quando o desespero ameaça chegar, que ainda tenho muito tempo pela frente e que, embora não possa ficar parada de braços cruzados, preciso ter calma e aceitar as voltas que a vida tem de dar por ela mesma.

    Desejo que este ano seja o seu ano (e se não for pedir demais, que seja o meu também). E que possa contar-nos tudo sobre a (mais doce e compensadora) viagem pela maternidade.

    Um grande beijinho.
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carolina!

      De facto não se pode baixar os braços, os "milagres" acontecem graças à perseverança. Enquanto houver possibilidade de dar empurrões à natureza porque não fazê-lo? Não há nada como uma consciência tranquila para acabar com os "e se?" que gostam de massacrar a cabeça.

      Desejo realmente que 2017 seja o ano de todas nós que tentamos dar a volta ao que nunca nos devia causar preocupação alguma.

      Um grande beijinho e obrigada por me acompanhar!

      Eliminar
  2. Feliz Ano Novo!! :)

    Desejo mesmo que corra tudo bem com esta tua TEC! Costuma-se dizer que à terceira é de vez! Espero que se confirme!!

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana e votos de um 2017 cheio de boas novas!

      Vamos ver se é de vez. Já perdi a conta às passas que comi dedicadas a esta causa. Desta vez mudei um pouco o desejo de maneira a contemplar um princípio, meio e fim bem sucedidos! Nos anos anteriores devo ter-me focado só no princípio :)

      Vais ver que a "limpeza" que te vai ser feita irá ajudar-te a criar um condomínio de luxo.

      Um beijinho grande!

      Eliminar
  3. Olá PL! Tenho andado por aqui... e estava à espera de notícias tuas, sabendo que a nova TEC está mesmo à esquina...
    Ainda hoje pensava no que escreves na tua nota final. Ao fim de alguns meses de gravidez, posso dizer que, felizmente, o peso da infertilidade é mesmo atenuado com o sucesso destes tratamentos. Nunca sai de nós, não sai o medo, os sentimentos, a experiência... mas o peso é mesmo atenuado. Cada dia, cada semana, é um alívio, é uma lufada de ar fresco. E eu sei que vais chegar lá. Está quase. A esperança que está no nome do teu blog, está no teu coração. É um novo ano, é uma nova fase de vida.
    De resto, sabes que te desejo o maior sucesso para está TEC. E estou aqui!
    Um abraço e um beijo do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos mil para a mais recente Mamã e suas pequenas donzelas!

      Obrigada por tudo, mereces a felicidade.

      Eliminar
  4. Desejo do fundo do meu coração que está nova TEC tenha um final feliz. Sempre ouvimos dizer que à terceira é de vez. Este vai ser o teu ano! A tua luta e determinação vai ser recompensada. Mantém a esperança. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada de verdade, PM!

      Assim o desejo, mais que tudo, se não for logo se verá. Passo a passo hei de lá chegar.

      Um beijinho muito grande!

      Eliminar