quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dia 9 da FIV 1

Hoje foi dia de novidades mais ou menos previsíveis.

Estou a hiperestimular e tenho mais de 30 folículos! Não sei dados certos, porque vi a folha de longe e o espaço destinado aos folículos estava totalmente preenchido, sendo que dá para colocar 32 valores.

Ao contrário do que esperava a ecografia não foi dolorosa. Quem a fez foi um médico que nunca tinha visto naquele serviço. Perguntou-me se sentia dores, mal começou a fazer o exame. Como tenho muitos folículos é normal andar dorida.

Esta manhã acordei com tonturas e assim tenho estado durante o dia.

Ele disse-me para aguardar para ir ao gabinete da médica. A minha cabeça começou a traçar vários cenários possíveis. O primeiro era de que poderia ser para falar acerca da punção, depois tentei mentalizar-me que por algum motivo a FIV ia ser cancelada, imaginei também que os ovários tinham entrado em colapso e que a situação era irreversível. Como nunca consegui levar um tratamento até ao fim, a minha mente prepara-se mais depressa para um ponto final antes do tempo, do que para um progresso.

Quando entrámos no gabinete uma das médicas perguntou-me a brincar se sentia que estava a explodir. Eu respondi que tinha dores desde terça à noite. Alertou-me logo, receosa, de que não poderá ser feita transferência de embriões neste ciclo, devido à hiperestimulação. Devemos dar tempo aos ovários para recuperarem, até porque o risco de a situação piorar com a transferência é ainda maior.
Compreendo perfeitamente que tenha de ser assim, devemos ser racionais, mais do que nunca.

A punção vai ser feita na próxima segunda-feira. Em termos de terapêutica vou passar para 100 UI de Puregon e Orgalutran, hoje e amanhã. Por causa da hiperestimulação não vou aplicar Pregnyl, mas sim Decapeptyl (2 ampolas de pó para uma de líquido) no sábado, às 22h.

Apesar de sentir cada vez mais dor não consigo deixar de estar feliz!

2 comentários:

  1. A sua história a parecer-se com a minha :)
    Contudo no meu caso ainda foi possível a transferência ao fim de 5 dias da punção. Lembro-me que na altura já andava tão estoirada e dorida que já só queria que retirassem os ovocitos e os fecundassem. Depois, transferência a fresco ou criopreservado, já tanto me dava ;)
    Está quase a punção!! O decapeptyl faz-se muito bem. Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que vá passar tão pouco tempo entre a punção e a transferência. Elas pareciam bastante preocupadas com o estado dos ovários.

      Não me rala aguardar algum tempo até reunir as condições para que o(s) pequenote(s) venham até ao quentinho :) O maior obstáculo até ao momento tem sido pôr os ovários a trabalhar e o que tem acontecido nestes tratamentos mostra bem como é difícil dominá-los. Apesar do número de folículos ser astronómico, tenho sempre receio dos passos seguintes. A minha preocupação agora é se esta quantidade é sinónimo de qualidade. Já não sou propriamente jovem para este tipo de tratamentos. Espero que não seja muita parra para pouca uva.

      Estou confiante que dia 22 vai ser excelente para as duas :)

      Um beijinho

      Eliminar