segunda-feira, 30 de maio de 2016

Beta - TEC 1

Tal como previsto, às 8h30 estava no hospital para fazer a colheita do sangue para análise do beta-hCG desta TEC.

Preenchi o inquérito de satisfação e voltei para casa, sendo que às 12h30 deveria regressar para ter a aguardada notícia no consultório. Já passava das 14 horas quando fomos atendidos e a frase usada não podia ser mais direta "Ainda não foi desta". Perguntaram-me se menstruei ao que respondi não, porque não é hábito.

Entregaram-nos o relatório deste ciclo. O valor do beta não dá qualquer margem para dúvidas, pois é inferior a 1,2.

Vou suspender toda a medicação e em setembro volto ao ataque. Daqui a uns dias devo (espero eu) menstruar devido à privação de progesterona, a partir daí os meus ciclos serão regulados através do Provera. No primeiro dia de sangue vivo do ciclo que iniciar em agosto ligo para o hospital para agendar ecografia no 21º dia e voltar a fazer injeção de Decapeptyl e todo o resto que se segue. Começará mais uma saga...

A minha esperança vai ficar depositada nos pequenos 10 embriões que ainda estão criopreservados. Se a frequência de negativos se mantiver e os descongelamentos não resultarem em fragmentação de embriões, com os 4 meses entre cada TEC consigo andar nisto até janeiro de 2018, ou seja, até aos 38 anos. Se mesmo aí ainda não for bem sucedida, faremos um balanço da nossa vida, porque se enveredarmos pela segunda FIV, já terei 39 anos devido às listas de espera.

Isto está a fugir de qualquer plano que possa ter traçado para a vida. Gostava de poder ser mãe antes dos 40 anos para aumentar as hipóteses de o(s) nossos(s) filho(s) terem a oportunidade de crescer(em) com a presença da mãe. Perdi o meu pai quando ele tinha 54 anos em virtude de doença oncológica. Apesar de eu fazer vigilância desde os 22 anos, pois a propensão para ter cancro é elevada tendo em conta o contexto familiar diversificado neste âmbito, fica sempre aquele receio de que um dia é a minha vez.

Neste momento só tenho mais duas chances de ser mãe com 37 anos. A próxima TEC vai ocorrer dois meses antes de completar 5 anos de luta contra a infertilidade.

Ainda não escorreu nenhuma lágrima, faltam-me forças, mas tenho também no horizonte dez possibilidades de dar a volta a isto.

9 comentários:

  1. Agora, mais do que nunca, tocaste-me no coração...
    Receber um resultado desses depois de um percurso longo e sofrido dói, dói na alma! E dói muito, eu sei. Faz-nos fazer contas à vida, faz-nos levantar muitas questões e traz-nos outros pensamentos à memória.
    Infelizmente parece que não somos apenas conterrâneas e a infertilidade não é, infelizmente, a única coisa que temos em comum!
    Apesar de tudo, peço-te para não traçares já esse cenário sombrio. Tens 10 miniatuaras congeladinhas de boa qualidade à tua espera. Acredita que, no meio desses 10, está o teu filho (ou filhos).
    Vamos ambas acreditar que nem a infertilidade nem a doença oncológica nos vai vencer!

    Por aqui caiu uma lagrimazita...

    Um grande beijo e um abraço daqueles bem apertados *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode facilitar. Tem de se andar sempre em cima do acontecimento. O meu pensamento está sempre à frente dos acontecimentos para facilitar a realização dos planos B, C, D, E,...
      Não quero imaginar se estas 10 possibilidades não resultarem.

      Vamos continuar a manter a lucidez.

      Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Querida pensa que é uma batalha perdida mas que a guerra está longe de terminar...

    Dizer para que vivas um dia de cada vez, que olhes às coisas boas que a tua vida tem, que devem ser imensas certamente, é fácil mas bem difícil de pôr em parte... Chora tudo que tiveres a chorar (à tua maneira, não precisa necessariamente de ser com lágrimas) mas depois levanta-te e mostra a este injusto infortúnio que és mais forte que ele...

    *muita força e sorri sempre (mesmo que não te apeteça nada de nada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As desilusões vão levando a um estado de inércia. Para a combater tem de se puxar o racional para poder seguir em frente. Já liguei o chip, estou pronta para continuar.

      Obrigada pelas palavras e um beijinho grande

      Eliminar
  3. Minha querida PL, estou sem palavras...
    Fui vendo o teu desacreditar a instalar-se, e sei, que nós sabemos muito antes de qualquer análise qual vai ser o nosso "desfecho". Vi que tu também sabias...
    E eu também já passei por isso... e dói. E põe mesmo muita coisa em causa...
    E não há nada que eu diga hoje que vá ajudar... mas sei que daqui a uns tempos vais olhar para trás e ler estas palavras, e por isso mesmo vou deixá-las aqui.
    O que aconteceu nesta TEC foi uma pedra no caminho. A parte mais complicada nestas coisas da infertilidade tu já passaste. Tens 10 embriões congelados, tens muitas e muitas hipóteses.
    Acredita.

    Estes dias não vão ser fáceis... mas vão melhorar!!
    Um beijo enorme e um grande grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os negativos sucederem espero que não esteja a abrir a caixa de Pandora com alguma novidade que desconhecia.
      Venham de lá os próximos mini-nós que quero conhecê-los!

      Um beijinho muito grande para vocês! :)

      Eliminar
  4. Acho que não há mesmo palavras que aliviem, que apaziguem o que se sente. Muita força para vocês e sei que chegará. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que chegarão para todas nós!

      Esta irmandade coloca o peito às balas lançadas pela infertilidade. As forças renovam-se e intensificam-se a cada adversidade.

      Um beijinho grande, Dream!

      Eliminar